Ligue-se a nós

Mesas Resinadas

5 Erros Para Não Cometer ao Fazer Uma Mesa Resinada !

mesa resinada erros 1

Há alguns passos básicos que devemos seguir para fazer uma mesa resinada. Se não considerarmos, há uma grande probabilidade de alguma coisa dar errada e você perder a madeira ou a resina. 

Então, fique atento nesses pontos simples, mas cruciais na hora de fazer uma mesa resinada.

1. Jamais economize na resina ao fazer uma mesa resinada

Usar Resina de fibra de vidro ao invés de Epóxi ao fazer uma mesa resinada para baratear o custo da resina é um GRANDE erro. Pior que isso, é começar a trabalhar com a resina de fibra de vidro sem ler as indicações de produtos químicos.

Você vai misturar a resina normalmente, como deve ser feito e vai derramar sobre a mesa. Tudo perfeito. Como normalmente ocorre, vai surgir pequenas bolhas, que devem ser tiradas com o fogo. Logo você vai usar o maçarico para estourar as bolhas e então… 

Sua mesa pega fogo por inteiro! Porque a resina de vidro é INFLAMÁVEL!

  • O epóxi não é uma resina inflamável. Você pode inclusive derrubar produtos inflamáveis sobre ele e tocar fogo que ele vai resistir.
  • Nunca use produtos inflamáveis em uma mesa resinada!
resina epoxi de baixa qualidade

2. Nunca ache que você sabe tudo

Se você é daquelas pessoas que começa a fazer algo primeiro, tenta ir ao máximo que pode, sem ter que consultar nada, pois pensa que sabe o suficiente para começa, isso é para você!

Se você não seguir o b+a ba desde o início, para fazer uma mesa resinada, você pode perder dinheiro! O produto não é barato e você não vai querer jogar dinheiro fora, não é mesmo?

  • Faça pesquisa suficiente antes de começar um projeto, mesmo depois de assistir todas as aulas do curso, se você fizer besteira, vai desejar ter pesquisado mais.
  • A resina epóxi não admite erros. Faça testes, mas depois de estar alinhado com todas as aulas do curso que voccê assistiu.
mersa resinadas

3. Nunca trabalhe acima ou abaixo da temperatura ideal ao fazer uma mesa resinada

A temperatura ambiente ao fazer uma mesa resinada deve estar entre 20º e 25º C e não respeitar isso pode te levar a um prejuízo. 

  • Se a temperatura estiver muito mais alta, a resina pode endurecer muito rápido, trinca ou amarelar mais do que o comum.
  • Se a temperatura estiver muito mais baixa a resina irá demorar muito para endurecer e isso vai dar margem maior para algum problema acontecer.
  • Se você mora em um local muito quente, talvez trabalhar de madrugada pode ser a solução para chegar a temperatura ambiente mais próxima.
como fazer uma mesa resinada

3. Nunca deixe de higienizar todo o ambiente de trabalho antes de aplicar a resina

A resina é muito sensível a qualquer detrito ou poeira. Você pode perder uma peça inteira se não deixar o ambiente limpo e cair algum detrito enquanto ela estiver curando.

Acredite, se a camada estiver  em nível avançado de endurecimento e cair alguma farpa ou cisco, você não vai conseguir tirar sem prejudicar o acabamento.

Provavelmente você vai ter que lixar o local e aplicar uma nova camada de resina para deixar brilhante.

Saiba quais as ferramentas para fazer uma mesa resinada. Clique aqui

  • Passe aspirador de pó na sala e na mesa que você está aplicando resina.
  • Use um pano úmido para limpar a madeira e o chão.
como fazer uma mesa resinada

4. Não aplique a resina toda de uma vez em cima da madeira

A madeira “respira”, então pode ser que apareçam algumas bolhas.

Não despeje uma camada mais grossa de uma vez se não estiver usando uma resina de alta densidade.

Você pode se complicar tendo que retirar as muitas que irão aparecer e isso ficará mais difícil pela camada de resina ser grossa.

O ideal é que se faça um revestimento superficial primeiro para selar a madeira. Caso apareça algumas bolhas, é mais fácil retirar com o maçarico.

  • Para alta espessura use resina de alta densidade.
  • Para camada de selagem, use resina de baixa densidade.
erros para nao cometer na mesa resinada

5. Nunca subestime o nivelamento da sua mesa resinada

Se você pensa que 5 milímetros não irão fazer diferença no seu nivelamento, experimente terminar a mesa e retirar a barreira.

Ela vai ficar no nível sempre, pois a resina é auto nivelante, mas a mesa irá ficar com a espessura maior de um lado do que outro.

  • Use sempre as ferramentas necessárias para nivelar sua mesa.
  • Não deixe diferenças de nível, pois pode comprometer a aparência do acabamento.
como fazer uma mesa resinada
fonte: vgprojetosdigitais

Caso esteja sem ideias de desenhos prontos para bancadas, pisos e paredes, acesse https://www.countertopepoxy.com/ e www.leggari.com onde há muitos modelos.

Caso queira saber ainda mais sobre resina epóxi, acesse nossos artigos no blog:

Seguir essas dicas ajudará tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso ➡Whatsapp  ⬅ ou enviando um e-mail para nossa equipe em  contato@guiadaresinaepoxi.com

Estaremos felizes em estar ao seu serviço!

Eu trabalho com resina desde 2019, após dar tudo errado na minha carreira anterior, me encontrei verdadeiramente nessa área.
Já ajudei mais de 800 mil pessoas pelo mundo com meus conteúdos sobre resina epóxi.
Para trabalhar com resina, escolhi o segmento de arte oceânica.
Fui parar na televisão, participei em programas da TV Aparecida e TV Gazeta e hoje tenho confiança para vender e ensinar centenas de alunos a conseguirem ondas perfeitas e lucro com seus produtos que representam o mar.
Sou muito grato em ajudar a todos, é por isso que cheguei até aqui. Então deixe suas dúvidas nos comentários! Ficarei muito feliz em te responder!

Continuar Lendo
5 Comentários

5 Comments

  1. Alan Ramos

    30 de agosto de 2019 no 08:46

    Eu achei que a o local estava limpo, mas tinha poeira de serra e o local era bem ventilado, resultado, Entrou uma corrente de vento e jogou o pó em cima da mesa. Tiver que lixar toda e colocar mais uma camada de resina.

  2. jose Ferreira

    11 de abril de 2020 no 10:04

    Excelente obrigado pela vossa dedicação em facilitar prencipios basicos para iniciantes.
    Nota 10
    Já comprei o curso, pois quero pôr em pratica
    as minhas capacidades.
    Mais uma vez Obrigado pela vossa dedicação em passar o testemunho.

    • Guto Jr.

      14 de abril de 2020 no 11:25

      Obrigado pelo comentário Jose Ferreira! Ficamos felizes em saber que estamos te ajudando em iniciar um novo projeto! Te desejamos muito sucesso!

  3. Elenita Alves

    30 de abril de 2021 no 02:22

    Maravilhosa suas explicações, parabéns me ajudou muito, vou começar meu projeto comprando as ferramentas.

    • Gutemberg Motta

      30 de abril de 2021 no 11:44

      Muito obrigado pelo feedback Elenita! Sucesso em seu projeto

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mesas Resinadas

Acabamento Em Resina River Table

O mercado de móveis e itens para decoração, está cada vez mais evoluído e dinâmico, e uma das maiores inovações do momento é a utilização da resina epóxi para madeiras.

Portanto, confira abaixo como você pode dar o melhor acabamento em resina epóxi e aprenda como fazer uma mesa River Table, utilizando este produto.

Como é realizada a aplicação da resina epóxi em madeira

A aplicação e o acabamento em resina epóxi em madeira, deverá seguir alguns passos, para você obter o melhor resultado.

  • Preparar e lixar a madeira
  • Produzir o molde
  • Preparar para aplicar a resina
  • Polimento

Preparar e lixar a madeira

Para começar o seu trabalho, você deve preparar a madeira. Esse procedimento deverá ser realizado antes de tudo.

Depois de selecionar a madeira, ela deve ser aplainada de maneira que possa retirar qualquer imperfeição. Em seguida, você deve lixar e fazer uma limpeza, para tirar todas as sujeiras.

Essa limpeza pode ser feita de maneira cuidadosa, para não aparecer manchas na superfície resinada.

Confeccionando o molde

A produção do molde, pode ser criado conforme a ideia de projeto que você pretende fazer.

Para sua confecção, deve-se usar madeiras de paletes ou qualquer outro tipo desse material, que tenha disponível.

Uma sugestão muito importante, é prestar atenção a vedação do molde, para impedir que a resina possa escorrer, e aconteça um desperdício do material.

Antes da aplicação da resina, pese uma camada de desmoldante para ajudar a retirar o molde, depois de curar a resina.

Preparando e aplicando a resina

Um dos pontos mais importantes de todo o procedimento, é a preparação da resina. Tente seguir exatamente as orientações do fabricante, para que tudo possa ocorrer da melhor maneira.

Divida a porção de resina que será utilizada na peça, e una com a quantidade de catalisador recomendado nas orientações, e vá mexendo até deixar a mistura mais uniforme possível.

Se você quiser, pode usar um corante para dar cor à resina. Esse produto poderá ser comprado, na mesma loja onde foi adquirida a resina.

Aplicando a resina na madeira, poderá formar bolhas que deverão ser tiradas, ao utilizar um soprador térmico.

Depois de todo o procedimento, deixe a resina curar, por volta de 24 horas. Retire a peça do molde, e realize o acabamento em resina epóxi.

Polimento para Acabamento Em Resina River Table

O real procedimento de polimento para dar um acabamento em resina epóxi não é complicado, porém pode ser feito com muita cautela, pois é aqui, que se decide se o local é realmente perfeito.

Condições como a quantidade de rotações, o posto de polimento utilizado, a esponja para polir, e dentre outros aspectos, ainda devem ser levados em conta.

É recomendável adquirir uma máquina de polir, para objetos grandes e áreas de polimento. Ela consegue ser equipada com diversas esponjas e conter muitas rotações por minuto, principalmente adequadas ao polidor.

Além disso, qualquer pasta de polimento utilizada para aplicar em madeira e dar acabamento em resina epóxi funciona super bem.

Processo de polimento e conclusão

O procedimento de polir é bastante parecido com o de lixamento. A única diferença, é que como as falhas já foram consertadas, a intenção é dar brilho e um acabamento em resina epóxi. É fundamental combinar corretamente os polidores e as bobinas. Para terminar e dar um acabamento em resina epóxi com um brilho maravilhoso, combine a boina com uma ótima cera. Você também pode utilizar alguns produtos para carros, na resina e polir.

Onde Comprar Resina Epóxi para Fazer Mesas River Table?

chaveiro de resina epoxi

Para comprar resina epóxi para iniciante, pigmentos, corantes ferramentas e outros materiais, é só você clicar nesse link www.redelease.com.br para acessar a loja da maior produtora de resinas do Brasil. A única empresa no Brasil com certificado internacional de qualidade da resina epóxi.

Você pode usar o cupom GUIADARESINAEPOXI10 para ganhar de até 15% de desconto em qualquer compra.

Fale direto com o WhatsApp da Redelease Clicando Aqui >

Conheça mais dos meus conteúdos gratuitos do blog:

Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso e-mail:  contato@guiadaresinaepoxi.com

Continuar Lendo

Mesas Resinadas

Mesa de Resina em 7 passos

mesa de resina em 7 Passos

Hoje você vai aprender como construir uma mesa de resina em 7 passos.

Quem nunca conheceu uma mesa de resina em 7 passos pode perder a oportunidade de estar contando com um dos materiais de beleza e qualidade incomparáveis!

A resina epóxi é um dos produtos mais usados para produzir porcelanatos líquidos, e ainda consegue ser uma boa opção, na hora de mudar a cara dos móveis!

 

7 passos para a construção de uma mesa de resina em 7 passos

  1. Preparando a madeira
mesa de resina em 7 Passos

Um dos passos mais importantes para a qualidade final do produto, é a preparação da madeira.

Para quem pretende vender a mesa de resina, precisará selecionar bem a peça, sobre a qual vai ser aplicado a resina.

A melhor opção é escolher por uma mesa que possibilita ser nivelada e lixada, para que a resina epóxi seja recebida.

Conhecido também como aplanação este é o momento, onde as rebarbas e imperfeições, precisam ser retiradas.

Depois de lixá-la, a madeira deve ser limpa, com um aspirador ou pano, para que não fique nenhuma poeira que se misture a resina.

  1. Crie o molde
mesa de resina em 7 Passos

Antes de produzir sua mesa resinada em 7 passos, o ideal é criar um molde pequeno para testar o resultado da resina, e como ficará o produto final.

Diversas pessoas usam madeiras, paletes ou inferiores para fabricar o molde. Além de mais barato, esse material consegue ser cortado com mais facilidade.

Opte por MDF laqueado, que não gruda resina, ou usar uma fita desmoldante para cobrir o molde.

Considere SEMPRE fechas as laterais com cola de silicone, pois acredite, a resina SEMPRE arruma um jeito de vasar.

Pré Preparo da Madeira para Construção de mesa de resina em 7 Passos

  1. Selar a madeira
mesa de resina em 7 Passos

Fazer a selagem da madeira é um cuidado muito importante. Afinal, esse processo vai garantir mais resistência, além de prevenir e impedir que a madeira possa envelhecer

Ao lançar mão deste processo, a madeira obtém um tipo de ‘defesa’, que pode contribuir com a maior durabilidade dos itens de madeira, como uma mesa resinada por exemplo.

Além disso a selagem evita que a madeira absorva muita resina ou gere muitas bolhas no processo de preenchimento.

NUNCA faça uma mesa resina sem fazer a selagem antes.

  1. Escolhendo a resina
mesa de resina em 7 Passos

Há vários tipos de resina epóxi para madeira, e outros materiais, porém é preciso definir muito bem o produto que deseja, a partir das finalidades de sua mesa resinada.

Caso deseje somente dar um tratamento de durabilidade e reforma ao móvel, o ideal é utilizar a resina transparente de baixa espessura e baixa viscosidade.

  • Porém, caso você queira estampar ou colorir a mesa, será preciso usar corantes junto com a resina, ou resinas que já são coloridas.
  • Caso você vá fazer uma river table, que é uma mesa com preenchimento de resina, você precisará de resina de ALTA ESPESSURA e de preferência com proteção UV.

Mão na Massa para Construção de Mesa Resinada em 7 Passos

  1. Aplicação
mesa de resina em 7 Passos

Sua aplicação é muito prática, porém necessita certos cuidados simples.

  • Uma dica que consegue salvar o seu trabalho, é evitar fazer a aplicação de resina quente em locais frios ou dias bastante úmidos, pois provavelmente o resultado final será prejudicado por um efeito chamado blushing.
  • Se atente a espessura que a resina que você vai utilizar suporta. Algumas resinas suportam até 4cm, outras até 8cm. Não passe do limite pois sua resina pode ferver e você perder todo o material.
  • Compre material de qualidade. Esse é um trabalho que demanda conhecimento e muita resina. Não economize na hora de escolher a marca, pois o barato SEMPRE sai caro.
  • Se atente a formação de bolhas. Despeje a resina com cuidado e estoure as bolhas com maçarico. Fiquei sempre acompanhando pois novas bolhas surgem a todo momento quando a madeira não está bem selada. Isso prejudica o acabamento.
  1. Espere a secagem (cura)

Permaneça próximo da mesa pelo período até que sua resina comece a formar uma película.

Na instrução do fabricante, vai ser estabelecido esse tempo, que pode mudar para cada resina conforme a superfície.

Essa duração é fundamental, pois você pode alisar e evitar que se forme bolhas, comprometendo assim o seu trabalho ou até mesmo que a resina vase pelo molde.

O Gran Finale da Construção de Mesa Resinada em 7 Passos

  1. Acabamento (lixar e polir)
Mesa Resinada em 7 Passos

O polimento e lixamento são as últimas etapas da construção da mesa resina em 7 passos.

A preparação da madeira para o acabamento é importantíssima para remover pequenas falhas do material e dar brilho à peça.

Geralmente o motivo para fazer o lixamento é tornar a madeira mais suave, e remover farpas criadas pelos dentes, máquinas, depressões, entre outras falhas de superfície.

Além disso, é preciso lixar a superfície inteira antes de aplicar o acabamento. Utilize a sequencia de lixas sem vacilar. Aqui nesse artigo tem a sequencia completa.

Para o polimento da resina, você precisa de um polidor manual e um composto de polimento, de alta qualidade, para conseguir um acabamento de alto brilho na sua mesa resinada.

Onde Comprar Resina Epóxi, Ferramentas e Pigmentos para Fazer Mesas?

chaveiro de resina epoxi

Para comprar resina epóxi para iniciante, pigmentos, corantes ferramentas e outros materiais, é só você clicar nesse link www.redelease.com.br para acessar a loja da maior produtora de resinas do Brasil. A única empresa no Brasil com certificado internacional de qualidade da resina epóxi.

Você pode usar o cupom GUIADARESINAEPOXI10 para ganhar de 10% de desconto no cartão e 15% de desconto no boleto/PIX em qualquer compra.

Fale direto com o Whatsapp da Redelease Clicando Aqui >

redelease resina epoxi

Conheça mais dos meus conteúdos gratuitos do blog:

Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso e-mail:  contato@guiadaresinaepoxi.com

Continuar Lendo

Mesas Resinadas

Como Calcular Resina Para River Table e Mesas Resinadas

Se você trabalha com resina ou está pensando em entrar para esta área, com certeza já deve ter se perguntado como calcular resina para River Table. Além disso, outros tipos de peças também precisam ser calculados.

Mas não precisa ficar preocupado, pois são contas bem simples e você precisa apenas de um conhecimento bem básico em matemática (ou dar uma pesquisada nos sites de buscas).

Neste artigo você vai aprender como calcular a quantidade de resina para o modelo River Table e, também, como calcular formas mais simples.

Nunca mais perca muita resina ou até mesmo compre a quantidade incorreta!

Aprenda como calcular resina para River Table

Então, vamos direto ao assunto: como calcular resina para River Table. O primeiro passo disso tudo é calcular o volume todas da peça.

Normalmente a River Table é feita em um formato retangular. Nesse caso, temos três dimensões: Comprimento x Largura x Altura. 

Multiplicando todas essas dimensões teremos o valor total da mesa, correto? Mas não há a necessidade do volume todo, pois grande parte da mesa será feita em madeira e não em resina. 

Como normalmente a resina fica no meio e pega todo o comprimento da mesa, esta é uma medida que você pode usar igual, bem como a altura. Então, na verdade, duas medidas você já possui.

A única coisa que você desconhece é a largura. Para calcular isso, veja qual é a maior largura da parte em resina que deseja preencher. 

Então, vamos a um exemplo de como calcular resina para River Table. A peça toda terá 100 cm x 50 cm x 4 cm. A maior largura da resina será de 25 cm.

Nossa conta ficará da seguinte forma: 100 cm x 15 cm x 4 cm = 6.000. Essa quantidade é dada em gramas. Ou seja, serão necessárias 6.000 gramas para fazer a mesa, o que equivale a 6 kg de resina. 

Provavelmente você irá se perguntar: mas este valor será excedente da quantidade necessária. De fato, sobrará um pouco de epóxi porque calculamos considerando a maior largura. 

Entretanto, já é mais do que recomendado sempre comprar um pouco de resina epóxi a mais. Sendo assim, você pode investir neste volume de material para garantir que tudo ocorra como o planejado. 

Como calcular para aplicações superficiais 

Agora que você já sabe como calcular resina para River Table, vamos para mais algumas dicas para não errar na hora de comprar material. 

Nem sempre desejamos trabalhar com volume, por isso é importante saber calcular quanto será gasto para uma superfície.

A priori você pode logo pensar: não é somente calcular a área? Na verdade, a resposta é não! 

Vamos dar um exemplo de um quadro que você deseja cobrir com resina. Ele tem as seguintes dimensões: 20 cm x 30 cm. A área dele será de 600 cm², correto? 

Entretanto, no caso de resina para superfície é preciso multiplicar por um fator. Este fator é de 0,11. Sendo assim, para calcular a quantidade é preciso fazer a conta: 600 x 0,11. 

O resultado é 66 e este cálculo já retorna na unidade de gramas. Ou seja, você irá precisar de 66 gramas.

Lembrando que essas contas são sempre realizadas em centímetros. E isso também vale para como calcular resina para River Table

Neste caso, é mais interessante comprar um pouco mais de material, pois é muito comum que ele escorra ou também pode haver alguma perda. É uma maneira de evitar que falta material. 

E, claro, a forma de cálculo irá depender do que você pretende produzir. Se deseja cobrir um relógio, por exemplo, provavelmente ele será circular e, nesse caso, precisará da fórmula dessa área – e assim por diante.

Minha peça tem forma irregular, e agora como calcular resina para river table?

como calcular resina para river table

Se você já sabe como calcular resina para River Table, então fica mais fácil de entender como são calculadas as quantidades de resinas para aqueles produtos que não possuem uma fórmula pronta.

Nessas situações, a maneira mais fácil de prosseguir é tentar encontrar alguma forma semelhante.

Sempre faça a conta de forma que a resina epóxi seja excedente, assim não correrá o risco de faltar material durante a fabricação. 

Isso é muito importante para iniciantes, mas quem já trabalha há tempos com epóxi já consegue ter uma ideia bem assertiva de quanto material será necessário apenas olhando para a peça.

  • Mas, de qualquer maneira, é sempre mais interessante se certificar através dos cálculos.
  • Isso evita que você desperdice material, bem como fique de mãos atadas se a resina epóxi acabar no meio do trabalho que está sendo feito.

Enfim, agora que você já sabe como calcular resina para River Table, resta começar os seus preparativos. Não deixe de escolher uma resina de qualidade para garantir a performance

Conheça mais dos meus conteúdos gratuitos do blog:

Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso e-mail:  contato@guiadaresinaepoxi.com

Continuar Lendo
Anúncio
Anúncio

Sobre o Idealizador

Destaques

Todos os Direitos Reservados © 2019 Guia da Resina Epóxi