Moldes de Silicone para Resina Epóxi

Algumas peças exigem uma forma mais específica e definida e, não tem como fugir, vamos ter que usar algumas formas e moldes de silicone para resina epóxi, de alguma maneira, conter a resina epóxi dentro de um espaço.
Então surge a questão que pode assustar quem está iniciando no mundo da resina epóxi: que material deve ser utilizado para construir ou montar o molde ideal?
Para responder a essa pergunta e algumas outras que possam surgir junto com ela, a equipe da Guia da Resina Epóxi preparou este artigo para você tirar as principais dúvidas referentes ao assunto de moldes e formas.
O que levar em consideração sobre moldes de silicone de silicone para resina epóxi?

Antes de optar pelo material a ser adotado como forma ou molde, vale a pela levar em consideração alguns pontos importantes como:
- Disponibilidade do material: esse material é bastante disponível? Há poucos ou, até mesmo, um só fornecedor ou há facilidade em consegui-lo?
- Facilidade de uso: você consegue usar o molde desse material sem grandes dificuldades?
- Custo: qual impacto no preço final do seu trabalho que esse material vai causar?
- Desenho da peça: será que usar um material duro e pouco maleável é o indicado para produzir uma peça cheia de curvas e detalhes no contorno, por exemplo?
- A peça será, de alguma forma, aquecida? Se sim, o material escolhido reage bem ao calor?
- Qual nível de precisão é esperado? Se for alto, é preciso considerar este ponto caso decida usar algum material que “trabalha” sob alguma condição.
- Quantas vezes o molde poderá ser usado?
- Se optar por algum material emborrachado ou semelhante, não esqueça de levar em consideração o fator de dilatação.
Depois de avaliar o seu trabalho com os questionamentos acima, você terá uma boa noção de onde começar e qual material será o ideal para você em cada caso.
Quais materiais podem ser utilizados?

A lista de materiais que podem ser usadas como formas e moldes para resina epóxi é bem aberta. Abaixo, citaremos as mais comumente adotadas e as ocasiões indicadas para cada uma:
- Silicone: indicado para situações em que se deseje uma forma com mais detalhes. Por ser altamente maleável, pode ser a melhor alternativa nesses casos;
- Alumínio, aço ou metais em geral: indicados para quando é necessário um aspecto muito liso. Indicados para peças que possuam ângulos retos;
- Materiais plásticos em geral: assim como as formas de metal, essas fornecem aspecto liso, porém, dependendo do tipo do plástico adotado, podem ter muito mais maleabilidade;
- Gesso: por ser um material mais poroso, pode ser necessário revestir ou selar a forma ou molde antes da aplicação da resina epóxi. Vale mencionar que é um material bem frágil;
- Concreto e cimento: também podem deixar aspecto poroso na peça e, por isso, pode ser necessário revesti-la antes de usar. O lado positivo é que são significativamente mais resistentes;
- Madeira: assim como gesso e concreto, tendem a apresentarem aspecto não liso após a retirada da peça. É recomendável que se revista a forma ou molde ou realize-se a aplicação de um selador;
- Papelão: até mesmo papelão pode ser uma boa alternativa dependendo do objetivo que se busca. Fornece aspecto liso na maior parte dos casos;
- Filmes plásticos: normalmente indicados quando se procura alta maleabilidade para trabalhos com muitos detalhes;
- Vidro: oferece o aspecto extremamente liso. Pode ser difícil de se lidar pois exige maquinário específico para cortes.
Alguns materiais apresentam baixa aderência à resina epóxi e é importante que os conheçamos pois eles podem tornar o momento da retirada forma ou molde da resina epóxi bem mais prático.
Materiais como teflon, silicone, polietileno, plástico de garrafas pet, PVC com maior aspecto de plástico e poliéster saturado são ótimas opções para formas e moldes.
Eles grudam pouco ou, praticamente, nada na superfície da resina e isso torna todo o processo bem mais simples e rápido. Mas não é uma regra universal! Trabalhos específicos podem exigir materiais diferentes.
Atenção com as junções, cantos e dobras

Não podemos nos esquecer que a resina, na maior parte dos casos, é aplicada em seu estado líquido.
Sendo assim, tem-se que prestar atenção redobrada, pois, ela pode vazar com facilidade.
- Cheque se todas as junções, emendas ou dobras estão bem encaixadas e não oferecem risco de vazamento.
- Optar por um selador, a depender do material da forma ou molde, pode ser uma boa opção também.
O desmoldante correto para cada material das formas e moldes de silicone para resina epóxi

O desmoldante é, basicamente, uma substância que impede que as substâncias se grudem ao entrarem em contato uma com a outra.
Você pode comprar desmoldante na Redelease. www.redelease.com.br
Use o cupom GUIADARESINAEPOXI10 para obter 15% de DESCONTO no BOLETO E 10 % de DESCONTO no CARTÃO!
Se você tiver interesse em que a equipe da Guia da Resina Epóxi elabore um artigo sobre o assunto, nos deixe o pedido nos comentários. Teremos prazer em abordar o assunto.
O que é importante a se entender nesse assunto é que o desmoldante deve ser apropriado para o material do molde ou forma.
Onde comprar formas e moldes de silicone para resina epóxi?
Apesar da resina epóxi ser novidade, os moldes e formas já existem há um bom tempo e são usados para outros fins. Aqui listo para você, algumas lojas online que você poderá comprar sem qualquer problema. Só clicar no link que vai te direcionar pra loja.
CONCLUSÃO – Gostou do nosso manual? Se conseguimos ajudar você a tirar alguma dúvida com ele, nos deixe um feedback nos comentários abaixo!
Se você tem alguma sugestão para um futuro artigo, deixe um comentário abaixo para a gente!
Grande abraço e até a próxima!
Conheça mais dos nossos conteúdos gratuitos do blog:
- Curso de Resina Epóxi Online. Qual o melhor do Mercado? Veja Nossa Análise!
- Jóias Com Resina – 5 Dicas Essencias para Você Aprender Tudo
- Problemas Comuns com Porcelanato Líquido e Como Evitá-los
- Arte com Resina Epóxi Efeito Oceano – Veja Como Fazer!
- 8 Motivos Para Trabalhar Com Resina Epóxi em 2020
- Ferramentas Para Fazer Uma Mesa Resinada
- Curso de Porcelanato Líquido. Aprenda a Aplicar em Casa
Caso esteja sem ideias de desenhos prontos para bancadas, pisos e paredes, acesse https://www.countertopepoxy.com/ e www.leggari.com onde há muitos modelos.
Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso Whatsapp ou enviando um e-mail para nossa equipe em contato@guiadaresinaepoxi.com
Sobre o Autor
10 Comentários
Gostava de ver moldes de silicone para a resina para fazer objetos de casa por favor
No próprio artigo tem onde comprar Ana. Pode me explicar melhor o que você queria?
Você sabe dizer onde eu compro molde de fabricantes nacionais?
Me manda uma mensagem de no Direct do Instagram que eu vou te indicar! https://www.instagram.com/guiadaresinaepoxi/
Boa noite preciso de um molde só com peixes vc teria e qto custa
Olá Ricardo, eu não vendo moldes de silicone. Teria que pesquisar nessas lojas.
Bom dia!
Excelente material, auto explicativo.
Estou entrando nesse mercado e muito convicto com o sucesso, claro conto com seu apoio.
Olá Valdinei! Te desejo sucesso! Fico muito grato por poder ajudar!
Olá, irei iniciar o meu trabalho com resina e gostaria de saber se posso usar os mesmos moldes para biscuit e as formas de silicone para chocolate?
Olá Eliana, seja bem vinda!
Você até pode, o problema é que se esses moldes possuem acabamento fosco, a peça de resina ira sair sem o brilho característico da resina. Caso você tenha moldes em acabamento brilhoso, esses sim você pode usar sem problema.