Quanta Resina Epóxi se Gasta em um Projeto? Veja Como Calcular

Quanta Resina Epóxi se Gasta em um Projeto? Veja Como Calcular

“Gostaria de saber como calcular quanta resina epóxi se gasta em um projeto”. Essa é uma das perguntas que mais recebemos. Você precisa ter certeza de que tem o suficiente para entregar o trabalho – mas igualmente, não quer gastar dinheiro com epóxi  que não precisa.

Regras para calcular quanto se gasta de resina para a camada de selagem

Quanta resina epóxi se gasta

Felizmente já foi desenvolvido uma maneira confiável de resolver esse problema. Vamos começar com duas regras práticas sobre cobertura:

  • Tenha em mente que a porosidade da madeira sempre pode alterar a conta.
  • Superestime a quantidade sempre. Melhor sobrar do que faltar.

Qual é a importância da camada de selagem?​

Derramar uma base / camada de vedação separada antes de fazer o derramamento principal é uma das peças mais importantes neste do projeto.

Serve para minimizar o risco de bolhas de ar (pequenas ou grandes) surgirem debaixo da madeira ou de dentro da própria madeira durante o tempo em que a resina principal é curada.

  • Com esta primeira camada a intenção é selar todas as faces da madeira que estarão em contato com a resina derramada.
  • Assim como também selar completamente a parte de baixo da madeira na placa de base para que nenhum ar preso debaixo da madeira possa escapar durante a cura.

Quanta resina epóxi se gasta para a camada de selagem?

Quanta resina epóxi se gasta para a camada de selagem?
Fonte: masepoxies
Quanta resina epóxi se gasta para a camada de selagem?
Fonte: masepoxies

Ao calcular a quantidade de resina necessária para a camada de base e o revestimento de vedação.

Ou seja, o primeiro lote de resina, basta medir a área total dentro de suas barreiras e depois permitir 2 kg (ou 2 litros) por metro quadrado.

1.5m(comprimento) x 0.7m(largura) = 1.05(m²) x 2(kg/m²) = 2.10kg

Já que a quantidade exata que você precisa para este primeiro derrame não é crítica, você pode simplesmente arredondá-la para um número fácil – no exemplo acima, arredondaríamos para 2kg.

É necessário saber como preparar a superfície, temos um artigo ensinado aqui.

Quanta resina epóxi se gasta para o rio entre as bordas?

A própria natureza de uma borda em um pedaço de madeira dificulta o cálculo exato de quanto resina que você precisará para o projeto.

Não é fácil calcular quanta resina epóxi se gasta em Áreas que devem ser preenchidas .

Por exemplo, a lacuna entre duas pranchas em um river table devem ser medidas aproximadamente em comprimento, largura e profundidade para encontrar o volume.

  • Sempre sugiro superestimar a quantidade de resina que você acha que vai precisar, pois é provável que a madeira absorva um pouco da resina.
  • É sempre melhor misturar muito do que muito pouco – especialmente ao colorir a resina, para garantir uma cor consistente.

Existem alguns métodos práticos que podem ser usados para medir o volume exato em forma de cavidade.

  • Um deles é despejar arroz ou areia na fenda e depois medir o volume. Dependendo do tamanho, é mais o caso caso estimar o volume da lacuna e em seguida, permitir uma pouco extra.

Áreas que devem ser preenchidas com resina, deve ser medida aproximadamente em comprimento, largura e profundidade para encontrar o volume, segue cálculo:

Comprimento (em metros) x largura (em metros) x profundidade (em milímetros)

O número resultante será o volume dessa forma em litros: por exemplo:

1.5 m(comprimento) x 0.15 m(largura) x 30mm(profundidade) = 6,75litros

Em termos simples, 6,75 litros de resina podem ser aproximados como 6,75 kg de resina.

Medindo e misturando a resina​


Além de saber quanta resina epóxi se gasta no projeto, é importante saber misturar esse material.

Então meça a resina (tingida se necessário) e o endurecedor o mais precisamente possível em suas proporções corretas.

A proporção de componete A e B irá depender sempre do fabricante como no exemplo acima.

Meça > Misture > Despeje >Remova as Bolhas > Repita

Depois de misturar a resina no primeiro balde de mistura, transfira a mistura para um segundo balde e misture novamente.

Isso é para garantir uma mistura completa – isto é conhecido como ‘duplo envasamento’.

  • A melhor prática para misturar resina é misturar sempre por aproximadamente 3 minutos.

Certificando-se de raspar os lados e o fundo do recipiente antes de transferir para um recipiente limpo e misturar novamente.

Aplicativo Para Calcular Resina

Aplicativo Para Calcular Resina

Foi lançado um aplicativo que te ajuda a calcular a quantidade de resina para camadas superficiais e para preenchimento.

Esse aplicatvo só está disponível para celulares Android.

Segue o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.upmax&hl=en&gl=US

Esse é um aplicativo Oficial da Empresa Upmax.

Conclusão Sobre Como Calcular Resina Epóxi​

Calcular a quantidade de resina epóxi em um projeto não é tarefa fácil, é preciso certo nível de conhecimento para não desperdiçar matéria prima.

Mesmo que você consiga estimar quanta resina epóxi se gasta em um projeto, é necessária identificar possíveis aferidores desse cálculo.

O cálculo deve ser preciso, qualquer grama ou ml a mais de resina ou endurecedor, pode significar a perda de toda sua matéria-prima.

Para isso temos cursos em vídeo aulas que ensinam passo a passo como fazer um river table,  calcular o rio de resina e montar mesas completas!

Conheça mais dos meus conteúdos gratuitos do blog:

Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso Whatsapp   ou enviando um e-mail para mim  contato@guiadaresinaepoxi.com

Grande abraço e até a próxima!

Sobre o Autor

Gutemberg Motta
Gutemberg Motta

Após dar tudo errado na minha carreira anterior, me encontrei verdadeiramente nessa área. Desde 2019 Já ajudei mais de 500 mil pessoas pelo mundo com meus conteúdos sobre resina epóxi. Fui parar na televisão, participei em programas da TV Aparecida e TV Gazeta e hoje tenho confiança para vender e ensinar centenas de alunos a conseguirem um hobby lucrativo com resina.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. A conta é feita para River Table e/ou aplicação “rasas” em milímetros. Mas vocês sabem calcular em um tampo circular com uma madeira totalmente irregular ?🤔🤔

    • Realmente há diversas formas de aplicação em diferentes tipos de madeira. Nós passamos os principais, mas o ideal é você ver em vídeo como é calculado para esses tipos de mesas. Esse já é um conteúdo premium que oferecemos no site!

  2. Olá sou fabricante de mesas e gostaria de saber onde comprar enfeites pra adicionar na resina em mesas e pigmentos Fosforescentes em cores vareadas ?se alguém pude me indicar fico muito grato

  3. Boa tarde
    Num enchimento de uma madeira/mesa, existe um tempo máximo entre a aplicação de uma primeira e uma segunda camada de resina, ou é indiferente porque não se vai notar a superfície de contacto entre as duas após secarem?
    Depois de seca, se aproximar uma fonte de
    calor a uma resina epóxi, esta altera a sua forma, tornando-se novamente plástica?
    Obrigado

    • Olá Carlos. Se você usar uma resina de alta espessura, você não precisa fazer em camadas. É a forma mais segura de fazer o preenchimento. Se você aplicar calor direto, como fogo, ela vai derreter.

  4. parabéns pelo trabalho e pelo site. Informativo e amigável. Lhe desejo mais sucesso ainda.
    Pergunta: Se colocarmos insetos ou besouros, por não ter contato com oxigênio eles mantêm a forma ? ( como nos filmes do Jurássico park) . ou apodrecem?
    Obrigado.

    • Obrigado Wilson!!! Ele precisa estar desidratado. Se estiver ele não apodrece, é como se ficasse congelado no tempo! Pode fazer na fé!
      Um abraço