Resina Epóxi em MDF/MDP pode aplicar?

Quando se fala em aplicação de resina epóxi, logo surgem algumas dúvidas como: “será que eu posso aplicar a resina epóxi sobre MDF? E MDP?” “Será que danifica a resina ou superfície?”.

No caso de você já ter aplicado a resina sobre MDF ou MDP, podem surgir questões como: “por que tantas bolhas de ar?” “Será que foi mesmo uma boa ideia usar MDF/MDP como molde ou superfície para aplicação?”

Para auxiliar você, que está iniciando o aprendizado no fantástico mundo da resina epóxi, a responder a essas questões e mais algumas, a equipe do Guia da Resina Epóxi preparou esse manual rápido.

Entenda a relação entre os materiais

resina epoxi em mdf

Antes de qualquer coisa, você deve entender a relação que há entre os tipos de materiais com os quais está se lidando e como eles reagem um com o outro.

Aqui vamos abordar, especificamente, a relação entre a resina epóxi e MDF, MDP, compensados, OSB, aglomerados e qualquer outro tipo de madeira “não-natural” ou madeiras industrializadas. 

Ah, uma coisa que também preciso te falar, é que vou te mostrar alguns cursos que fiz quando comecei e foi por eles que aprendi quase tudo o que sei hoje. Posso te dar acesso para testar por 7 dias. Se não gostar, é só devolver. Caso queira conhecer, só clicar em quero testar.

A madeira, sendo um material poroso na sua forma natural, necessita ser tratada antes da aplicação da resina epóxi para não deixar marcas, no caso de ter sido utilizada como forma ou molde, e evitar o surgimento de bolhas de ar.

  • Lembre-se sempre de que, quanto mais lisa a superfície e menos aderente ela for a materiais resinados, melhor e mais indicada ela será para se trabalhar com a resina epóxi.
  • Ao aplicar a resina epóxi diretamente sobre alguma dessas madeiras, sem nenhum tipo de tratamento, a chance de você desperdiçar material ou danificar a sua resina é muito grande.

Cuidados com antes da aplicação da resina epóxi em MDF

resina epoxi em mdf

A madeira, MDF ou MDP deve ser tratada com alguns procedimentos antes da aplicação direta da resina epóxi:

  • Limpeza: a superfície onde ocorrerá a aplicação deverá estar muito bem limpa. Sem qualquer resquício de poeira ou sujeira;
  • Secagem: o estado da madeira deve ser o mais seco possível. Isso vai evitar diversos problemas conforme veremos mais a frente;
  • Selagem: a superfície onde será aplicada a resina epóxi deve ser previamente selada conforme explicaremos a seguir.

Por que selar a superfície do MDF ou MDP?

resina epoxi em mdf

Conforme dissemos antes, é muito importante que seja feito o selamento da superfície do MDF ou MDP onde será aplicada a resina epóxi.

As principais vantagens do selamento da madeira antes da aplicação da resina epóxi são:

  • Menor incidência de bolhas de ar: existe ar dentro dos poros da madeira. Ao aplicar a resina epóxi sobre esses poros, sem tratamento prévio, esse ar tende a subir. Esse fenômeno gera as indesejadas bolhas de ar no meio da resina;
  • Menor consumo de material: quando a madeira está “crua” a resina tende a penetrar mais na superfície de MDF ou MDP onde foi aplicada. Ao realizar o selamento, evita-se essa infiltração e, assim, material é economizado.

Como selar o MDF ou MDP para aplicação da resina epóxi?

Para selar o MDF ou MDP, só precisamos aplicar uma fina camada de resina antes da aplicação. É necessário que essa camada esteja seca e, minimamente, curada. 

Assim, o ar que havia dentro dos poros da madeira, será “preso” nessa fina camada. Isso tornará sua aplicação praticamente livre de bolhas e muito mais econômica.

Madeiras pintadas ou com produtos químicos aplicados

Será que é possível aplicar resina sobre uma madeira que já tenha sido pintada ou envernizada? A resposta é sim, pode ser aplicada a resina.

Apenas deve ser levado em consideração que a resina epóxi criará aderência com a camada sobre a qual será aplicada. Nesse caso, a tinta e não a madeira!

Isso pode ocasionar a remoção da tinta da superfície da madeira causando o descolamento da resina desta superfície.

Madeira natural e madeira “não-natural” ou industrializada. Qual a melhor?

Caso a disponibilidade, no seu caso, seja de madeira natural, é muito importante que você tome cuidado.

Inclusive, vou te mostrar alguns cursos que fiz quando comecei e foi por eles que aprendi quase tudo o que sei hoje. Foi o melhor investimento que eu fiz. Consigo te dar acesso para testar por 7 dias. Se não gostar, é só devolver. Caso queira conhecer, só clicar em quero testar.

A madeira deve estar o mais seca possível pois, se houver algum grau de umidade ela tende a “trabalhar”, se movimentar, conforme vai secando.

Se houver resina epóxi aplicada sobre uma superfície que estiver sofrendo esse processo de secagem, as chances de rachar a resina são bem grandes.

As madeiras industrializadas, como MDF ou MDP tendem a ser muito mais secas que as madeiras naturais. Isso as torna mais propícias para aplicação de resina epóxi.

Entende-se então que o fato de a madeira ser natural não é um fator proibitivo para aplicação de resina epóxi.

Pelo contrário, alguns trabalhos belíssimos podem ser feitos usando-se madeiras naturais. Basta nos atentarmos ao estado da madeira.

Podemos aplicar resina epóxi em MDF então?

Como vimos no decorrer do nosso artigo: sim! A resina epóxi pode ser aplicada sobre MDF, MDP e demais madeiras industrializadas.

Desde que você execute o trabalho adotando as dicas e truques que passamos aqui, seu trabalho tem tudo para ser um show!

Onde Comprar Resina Epóxi para Aplicar em MDF então?

Nós recomendamos que você compre resina epóxi da Redelease.

redelease resina epoxi

Você ainda pode usar o cupom GUIADARESINAEPOXI10 para ter 10% de DESCONTO no CARTÃO e 15% no BOLETO direto no site da Redelease através desse link: www.redelease.com.br

O que achou do nosso artigo? Você sabia da resposta desde o começo ou aprendeu com a gente aqui?

Se conseguimos ajudar você a tirar alguma dúvida com ele, nos deixe um feedback nos comentários abaixo!

Se você tem alguma sugestão para um futuro artigo, deixe um comentário abaixo para a gente!

Grande abraço e até a próxima!

Conheça mais dos nossos conteúdos gratuitos do blog:

Caso esteja sem ideias de desenhos prontos para bancadas, pisos e paredes, acesse https://www.countertopepoxy.com/ e www.leggari.com onde há muitos modelos.

Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso Whatsapp   ou enviando um e-mail para nossa equipe em  contato@guiadaresinaepoxi.com

Sem esquecer, preciso te mostrar alguns cursos que fiz quando comecei e que me fizeram economizar muito dinheiro evitando desperdício de materiais e me ajudaram a conseguir minha primeira renda extra com produtos de resina. Foi o melhor investimento que eu fiz. Consigo te dar acesso para testar por 7 dias. Se não gostar, é só devolver. Caso queira conhecer, só clicar em quero testar.

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.

error: A cópia desse conteúdo é protegida por Lei.