Resina Epóxi Ferveu

Já seguiu todas as instruções do fabricante e mesmo assim a Resina Epóxi ferveu? Na verdade, este não é um dos casos isolados, muitos passam por esse problema. 

A experiência com a resina epóxi é adquirida com o tempo, pois, de fato, é um material muito sensível e que possui diversas particularidades.

Se você deseja trabalhar com ele, é muito importante entender um pouco mais sobre o que chamamos de cinética da reação. 

Isso é fundamental para compreender porque a resina epóxi não segue exatamente o que pode estar escrito no rótulo.

Resina Epóxi ferveu mesmo tendo seguido as instruções 

Quando vamos trabalhar com algo que não temos experiência costumamos ver as instruções, correto?

Ah, uma coisa que também preciso te falar, é que vou te mostrar alguns cursos que fiz quando comecei e foi por eles que aprendi quase tudo o que sei hoje. Posso te dar acesso para testar por 7 dias. Se não gostar, é só devolver. Caso queira conhecer, só clicar em quero testar.

Mas talvez você esteja se queixando de que a Resina Epóxi ferveu mesmo tendo feito isso.

Primeiramente, é preciso entender que as recomendações, principalmente no que faz referência ao tempo de espera, nem sempre se aplicarão para o seu caso.

Veja bem, as resinas são testadas em laboratórios. Normalmente a temperatura do ambiente é de 20ºC até 25ºC, algo um pouco fora da maior parte das regiões do Brasil (considerando temperatura ambiente). 

  • Além disso, esses testes são feitos com 100 até 150 gramas normalmente.
  • Nem sempre você usará uma quantidade parecida, podendo ser mais ou menos do que isso. 

E qual a implicância disso? É por isso que a Resina Epóxi ferveu?

Na verdade, quando mudamos os parâmetros que foram usados no laboratório a resina irá se comportar de forma diferente. 

Sendo assim, ler o que está escrito no rótulo e acreditar naquilo piamente pode não ser a melhor das ideias. 

Entenda um pouco melhor o que pode influenciar na velocidade de reação da resina. 

O que interfere no tempo de reação para resina epóxi ferver

A cinética da reação é basicamente a agilidade com que ela acontece. Quanto maior a cinética, mais as moléculas estão agitadas realizando suas reações. 

No caso da resina epóxi, a cinética da reação é acelerada por dois fatores principais: 

Volume

Quanto maior o volume, maior é a cinética da reação. Ou seja, quanto mais quantidade em um recipiente, mais a resina irá ferver.

Inclusive, vou te mostrar alguns cursos que fiz quando comecei e foi por eles que aprendi quase tudo o que sei hoje. Foi o melhor investimento que eu fiz. Consigo te dar acesso para testar por 7 dias. Se não gostar, é só devolver. Caso queira conhecer, só clicar em quero testar.

Por exemplo: há duas quantidades de resina, uma com 100 gramas e a outra com 1000 gramas. Essa segunda opção irá ferver bem mais rápido, porque o volume dela é maior e, consequentemente, a energia cinética também. 

Agora, supondo que estas mesmas 1000 gramas sejam espalhadas rapidamente em uma superfície, o tempo de reação irá diminuir, pois, o volume foi distribuído. 

Dessa forma você terá mais tempo para trabalhar o material sem ter o episódio de “a Resina Epóxi ferveu”. 

Temperatura Ambiente

resina epóxi ferveu

Quanto maior a temperatura, maior a energia cinética da reação. A temperatura funciona como um catalisador. 

Então, se você estiver trabalhando em um ambiente mais quente do que está descrito nos testes do produto, a resina irá ferver mais rápido. 

Esses dois fatores fazem com que nem sempre as resinas sigam as recomendações que possuem em suas embalagens.

Por isso que é comum “errar” no começo ao trabalhar com epóxi, mas com o passar do tempo você adquire experiência e essas coisas não acontecerão mais. 

Escolha a resina certa para a aplicação desejada 

Entendendo o porquê a Resina Epóxi ferveu, também é importante falar que há diferentes tipos de resina no mercado.

É importante avaliar qual delas é a melhor para o tipo de trabalho que você pretende elaborar.

Caso você não tenha experiência no assunto, não hesite em procurar ajuda – inclusive de vendedores – para entender melhor sobre as respectivas aplicações. 

E caso o produto ideal esteja fora do seu orçamento, talvez seja mais interessante reconsiderar, pois, é importante escolher o produto adequado. 

Não deixe de adquirir produtos de qualidade 

Outra coisa muito importante para garantir que você tenha a melhor trabalhabilidade possível é escolher produtos de qualidade. 

O barato pode sair caro, então não escolha um produto somente pelo preço. É preciso considerar o custo x benefício.

Isso irá ajudar a ter um resultado melhor. Seja para você produzir algo para si mesmo ou para comercializar, é muito melhor ter um bom produto em mãos. 

Isso também irá evitar trincas e bolhas (mas isso também pode aparecer usando resina epóxi de qualidade se você não fizer o processo de maneira correta).

E sobre essa questão de trabalhar com este material da maneira mais adequada, é realmente interessante buscar várias dicas e conhecimento sobre.

Há muita coisa bacana sobre troca de ideias em relação ao trabalho com a resina epóxi. Como é um produto sensível, algumas dicas te ajudarão a lidar com ele da melhor maneira possível. 

Mas, enfim, agora que você descobriu porque a sua Resina Epóxi ferveu, resta tentar avaliar um pouco melhor qual é o seu cenário para lidar com a resina epóxi de maneira mais assertiva.

Onde Comprar Materiais de Qualidade, Resina Epóxi e Pigmentos

chaveiro de resina epoxi

Para comprar resina epóxi, pigmentos, corantes ferramentas e outros materiais, é só você clicar nesse link www.redelease.com.br para acessar a loja da maior produtora de resinas do Brasil. A única empresa no Brasil com certificado internacional de qualidade da resina epóxi.

Você pode usar o cupom GUIADARESINAEPOXI10 para ganhar de até 15% de desconto em qualquer compra.

redelease resina epoxi

Conheça mais dos meus conteúdos gratuitos do blog:

Seguir essas dicas ajudarão a tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso e-mail:  contato@guiadaresinaepoxi.com

Sem esquecer, preciso te mostrar alguns cursos que fiz quando comecei e que me fizeram economizar muito dinheiro evitando desperdício de materiais e me ajudaram a conseguir minha primeira renda extra com produtos de resina. Foi o melhor investimento que eu fiz. Consigo te dar acesso para testar por 7 dias. Se não gostar, é só devolver. Caso queira conhecer, só clicar em quero testar.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.

error: A cópia desse conteúdo é protegida por Lei.