Diferença Entre Tinta Epóxi e Resina Epóxi

Embora muitas pessoas costumam generalizar o termo epóxi,  há grandes diferenças definidas entre Tinta Epóxi e Resina Epóxi.

Se você quer reformar seu piso de casa, da garagem, da empresa, ou alguma outra superfície de concreto usando epóxi, é importante compreender o que diferencia a tinta da resina.

Isso permite que você faça a decisão certa e obtenha o resultado desejado.

Como funciona a tinta epóxiTinta Epóxi e Resina EpóxiAté mesmo alguns profissionais utilizam a palavra “pintura” para descrever o material de revestimento que estão aplicando na parede ou piso. No entanto, a tinta e o revestimento de piso são feitos de materiais totalmente diferentes.

  • Normalmente, a tinta epóxi é um produto acrílico de látex que pode ter uma pequena quantidade de epóxi na mistura.

Quando epóxi não é adicionado à fórmula, a pintura acabará por descascar e rachar, especialmente em áreas de alto tráfego.

Conheça os melhores cursos em vídeo aulas de Resina Epóxi do Brasil. Os mais indicados para Iniciantes que estão em busca de Renda Extra. Uma Recomendação Oficial do Guia da Resina Epóxi

Quero Conhecer

A pintura de epóxi é igualmente sujeita à mancha visto que os revestimentos não são.

  • Ela tem melhor aderência e durabilidade do que a tinta acrílica padrão, mas não devem ser confundidos com revestimentos de piso epóxi.

A pintura com tinta epóxi pode ser feita por qualquer pessoa, com o mínimo de conhecimento. Já o revestimento epóxi, só deve ser feito por um profissional especializado.

Verdades Sobre a Pintura Epóxi​Tinta Epóxi e Resina Epóxi

Uma coisa é certa: a pintura é geralmente muito mais fácil de aplicar do que os revestimentos de piso epóxi. Com a tinta, um aplicador simplesmente lava a superfície do piso, deixa o substrato secar e depois aplica uma demão ou duas de tinta.

Além de o piso parecer fácil de ser feito, do ponto de vista financeiro e profissional, é realmente uma solução rápida, mas com um tempo de vida curto.

  • Ao longo de alguns meses (ou alguns anos na melhor das circunstâncias), o concreto começará a aparecer através da (s) camada (s) de tinta, à medida que começar a se desgastar em áreas de tráfego intenso.
  • Além disso, a tinta pode manchar facilmente e pode descamar em grandes pedaços, onde cobriu uma mancha ou imperfeição no substrato.

Revestimento em Resina Epóxi​

A verdadeira solução industrial é um revestimento de piso projetado especificamente para seu uso. 

Não importa se você está processando alimentos ou produtos químicos, fabricando eletrônicos ou produtos farmacêuticos, ou se precisa de um revestimento de piso para um hangar de aeronaves, ou aplicando na sua casa, existe uma ampla gama de revestimentos especiais de epóxi para suas necessidades.

Seu instalador de revestimento de piso profissional pode projetar seu piso epóxi para ser resistente a derrapagens, além de higiênico, dissipador eletrostático e condutivo, e muito mais, dependendo de suas necessidades.

  • No entanto, os revestimentos de piso epóxi são muito mais difíceis de instalar do que os kits domésticos de bricolagem e exigem um instalador profissional de revestimentos com experiência no setor.

A maioria dos produtos de revestimentos industriais tem 100% de sólidos e é um sistema de resina de múltiplos componentes com vida útil curta.

Isso significa que eles precisam de uma mão habilidosa durante o processo de preparação do piso, mistura e aplicação.

O resultado é um piso sem descontinuidades que funciona de forma perfeita e higiênico, durável e fácil de limpar.

  • Esse têm a durabilidade de anos e anos. Esses sistemas de revestimento são, resistentes à abrasão – mesmo em áreas de alto tráfego – e resistentes a produtos químicos.
  • Eles não são porosos, não flocam e também podem ser antiderrapantes.

Como Aplicar Tinta Tinta Epóxi​

Tinta Epóxi e Resina Epóxi

Para ambos, tanto a tinta epóxi e resina epóxi, a superfície concreta deve primeiramente ser limpa completamente e preparada. Em seguida, todas as áreas com danos devem ser reparadas.

Para aplicar tinta epóxi, o produto é aberto e em seguida, aplicado na superfície. Ao comparar os dois processos de aplicação, você pode ver o porquê da contratação de um instalador profissional é essencial apenas para o revestimento.

  •  A tinta cobrirá o chão enquanto o Epóxi irá selá-lo e protegê-lo.
  • A tinta cobrirá o concreto e dará a ele uma aparência polida, mas, provavelmente não cobrirá rachaduras ou lascas.
  • Pintar o chão é geralmente a maneira mais econômica para a maioria dos proprietários, no entanto, tem que ser refeito ao longo do tempo.
  • A tinta pode lascar, e em alguns casos, “borbulhar” se não for aplicada corretamente ou quando exposta à umidade. Já o epóxi é um “revestimento” resistente à umidade.

Como Aplicar a Resina Epóxi​

O processo de aplicação de revestimentos epóxi começa com a limpeza da superfície e realização de um teste de umidade. A partir daí, o instalador expõe poros de superfície para criar uma ligação melhor, permitindo que o revestimento para escoar através do piso.

  • Usando ferramentas especiais e equipamentos avançados e outros simples tais como rolos e rodos, o instalador aplica o revestimento.
  • Os revestimentos epóxi são materiais de dois componentes que consistem em resina  e um endurecedor de poliamina.

Antes de aplicar revestimentos, às duas partes devem ser misturadas. Ao contrário da pintura, os revestimentos curam em vez de secar e a superfície torna-se durável e altamente resistente a coisas como produtos químicos, abrasões, impacto, óleo e graxa, e manchas.

Os revestimentos de resina epóxi não são pinturas, mas preferivelmente, camadas fortes, duráveis, e duradouras de proteção.

  • Estes revestimentos são resistentes, versáteis, e esteticamente mais bonitos.
  • Não só você pode escolher a partir de uma ampla gama de cores, mas você também tem a opção de adicionar texturas.

Curso de Resina Epóxi. Qual o melhor? Veja a Análise Completa

Diferença de Preço Entre Tinta Epóxi e Resina Epóxi​

Por último, você precisa pensar sobre o preço. Porque você pode comprar tinta epóxi em uma loja e aplicá-la em sua própria casa ou empresa, economizando bastante.

  • No entanto, você deve ter em mente que sua vulnerabilidade ao desgaste diário pode custar mais dinheiro em custos de reaplicação ao longo dos meses ou anos.

Com revestimentos de epóxi, você pode pensar como um investimento sólido. Embora a instalação profissional e os produtos de qualidade possam custar mais inicialmente, garantias fortes cobrem qualquer dano nos próximos anos!

Revestimentos de piso epóxi exigem um pouco mais de “recursos financeiros”, tanto quanto o processo de aplicação vai exigir técnica do profissional.

  • Preparação de superfície adequada, como jateamento, moagem ou escarificação, é uma obrigação quando se trata da aplicação de revestimentos.
  • Os sistemas de revestimento de piso epóxi também podem consistir em várias camadas – primer, revestimento do corpo, camada de difusão e revestimento superior – tornando-os mais espessos do que um simples revestimento ou dois de tinta.

A Escolha Certa entre Tinta Epóxi e Resina Epóxi​

Conhecer a diferença entre a tinta epóxi e os revestimentos de piso epóxi é extremamente importante quando se lida com as especificações do trabalho. Lembre-se sempre de esclarecer os termos e condições dos trabalhos nos quais a longevidade, a durabilidade e a qualidade são importantes. Os revestimentos de piso epóxi são a escolha certa a longo prazo e a tinta tem custo mais baixo e baixa longevidade. 

Caso esteja sem ideias de desenhos prontos para bancadas, pisos e paredes, acesse https://www.countertopepoxy.com/ ou https://masepoxies.com/ onde há muitos modelos.

Caso queira saber ainda mais sobre resina epóxi, acesse nossos artigos no blog:

Seguir essas dicas ajudará tornar o seu projeto o mais tranquilo possível. Você tem alguma Dúvida? Entre contato através do nosso ➡Whatsapp  ⬅ ou enviando um e-mail para nossa equipe em  [email protected] Estamoss felizes em estar ao serviço!

Sobre o Autor

Gutemberg Motta
Gutemberg Motta

Resineiro, Webmaster, Produtor de conteúdo Digital, Graduado em Redes de Computadores e Certificado pela Universidade de Cambridge em Inglês.

0 0 votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais Novo
Mais Antigo Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Mauricio Nocce

Bom dia, o aplicador passou a resina por cima da tinta epoxi que eu acredito que não estava seca, a resina não espalhou e ficou muito estranha ele teve que remover, agora eu vou precisar lixar para aplicar novamente, ficou alguns traços de resina ainda, eu posso passar a tinta epoxi novamente por cima?

danilo vieira

É possível aplicar resina epóxi sobre piso cerâmico já existente sem que a resina “mapeie” as juntas desse piso? Qual seria o preparo necessário para esse serviço?

Lidiane França Barbosa

Gostaria de uma resina incolor ,só para dá brilho em cerâmica antiderrapante.Vcs têm?

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: A cópia desse conteúdo é protegida por Lei.
6
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
()
x
1
Estamos Online!
Dúvidas sobre cursos? Mande aqui!

Dúvidas sobre aplicação? Poste nos comentários dos artigos !